O CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA 3ª. REGIÃO é uma autarquia federal, criado em 1988, e tem como sua principal função fiscalizar o exercício da profissão dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares de Radiologia que exercem a profissão no território de Minas Gerais, sendo o responsável pelo registro desses profissionais que só de posse do mesmo poderão ingressar no mercado de trabalho.
Situado no ponto central de Belo Horizonte, com sua sede própria instalada com o que há de mais moderno para proporcionar conforto e qualidade de atendimento, conta atualmente com oito funcionários administrativos, um Agente Fiscal e dezesseis Delegados Regionais.
Sua estrutura administrativa é composta ainda de dezoito Conselheiros, sendo nove Efetivos e nove Suplentes, que são eleitos a cada cinco anos, para exercerem seus mandatos à frente do Regional. Dentre os nove Conselheiros Efetivos são escolhidos através de votação direta os três membros Conselheiros que irão exercer as funções de Diretor Presidente, Diretor Secretário e Diretor Tesoureiro, formando assim a Diretoria Executiva.
Dentre os membros Conselheiros vários fazem parte das diversas Comissões que dão sustentação à administração do Conselho, sendo as mais importantes: Comissão de Tomada de Contas (responsável pela análise e julgamento de todas as contas), Comissão de Ética, Comissão de Sindicância, Comissão Científica, Comissão de Licitação e a Comissão de Fiscalização. Porém o órgão interno de maior responsabilidade é o Plenário, onde realmente tudo de mais importante é analisado, julgado e decidido.
O Plenário é sempre constituído de nove Conselheiros, usualmente os Efetivos, que podem se substituídos na ausência de um ou outro, pelos Conselheiros Suplentes, e se reúne em média a cada quarenta e cinco dias. Toda esta Administração é respaldada e protegida por nossa Assessoria Jurídica, que acompanha passo a passo, todos os atos de demandas judiciais e processos administrativos inerentes à nossa gestão.
Portanto, tenha orgulho de sua profissão e procure participar de forma efetiva para a manutenção e o crescimento do que já conquistamos, respeitando o Código de Ética e cumprindo com suas obrigações.