NOTA DE REPÚDIO – Betim/MG

0
1323

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 3ª Região – CRTR3, vem a público manifestar o seu repúdio diante do descaso aos profissionais da radiologia no município de Betim. Uma vez que os mesmos não foram listados como parte do “grupo prioritário” para a imunização. Vale salientar a garantia legal e o amparo para a categoria;

PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Art. 1º Esta Portaria institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, com objetivo de proporcionar capacitação aos profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde para o enfrentamento da Convid-19.

• 1º Para fins do disposto nesta Portaria, considera-se profissional da área de saúde aquele subordinado ao correspondente conselho de fiscalização das seguintes categorias profissionais:

XIV – técnicos em radiologia. (grifo nosso)

Por entender que tal atitude viola o direito legal de imunização por meio da vacina do COVID-19 incluída no Programa Nacional de Imunização, expressamos nossa indignação a falta de respeito para com TODOS os profissionais das práticas radiológicas.

Ressaltamos ainda o relevante papel do profissional da radiologia no Hospital Regional e nas respectivas Unidades de Atendimento Integrado – UAI, que trabalham na linha de frente realizando exames de imagem com a finalidade de auxiliar o médico no diagnóstico dos suspeitos de COVID-19, e nos casos confirmados, exercendo a função de auxiliar no tratamento. Sempre na esperança de dias melhores e igualitários para todos os cidadãos e classes profissionais, expressamos nosso repúdio ao posicionamento dos responsáveis pelas instituições citadas.

CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DA 3ª REGIÃO – CRTR3

PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA EM MINAS GERAIS