O CRTR 3ª. REGIÃO/MG REPUDIA CONTRA A NÃO VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS TÉCNICO E TECNÓLOGOS DA RADIOLOGIA

0
1340

“Aos Hospitais do Estado de Minas Gerais que não incluírem os profissionais técnicos e tecnólogos em radiologia no cronograma de vacinação contra o CORONAVIRUS (COVID-19).”

Mais uma vez este Conselho vem a Público expressar sua indignação com a falta de respeito perpetrada por Diretores/Responsáveis Legais de vários hospitais de Minas Gerais com abrangência a toda região metropolitana, grande Belo Horizonte e todos os municípios, com os demais profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar da área da saúde, sem contar com os profissionais do suporte/apoio que tornam viável a atuação de todos no combate a Pandemia.

Em meio a esta grave situação, que vem assolando Minas Gerais e com serviços precários, ainda temos que enfrentar uma antiga batalha, o desrespeito e a desvalorização!

Luta antiga em um novo cenário.

Novamente os TÉCNICOS/TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA, que atuam diretamente no combate ao CODIV-19, foram esquecidos, por pessoas irresponsáveis que fazem a gestão de vários Centros hospitalares de Minas Gerais.

Instituindo lista de prioridades para vacinação, que não contemplam os profissionais do Radiodiagnóstico.

Profissionais estes, que diariamente vem contribuindo de forma zelosa e heroica através de suas atividades na realização de exames radiográficos em CTIs, Pronto Atendimento e unidades de internação, principalmente nos setores de COVID, tendo contato direto com pacientes infectados.

Absurdo, desrespeito e falta de empatia são palavras que se enquadram perfeitamente, quando nos deparamos com listas como do Hospital das Clinicas da UFMG, que não contempla nenhum profissional técnico/tecnólogo em radiologia.

Cabe aqui colocar para estes irresponsáveis que determinam quem vai ou não ser imunizado prioritariamente, informarmos as estes desavisados, que o profissional técnico e tecnólogo de radiologia são considerados profissionais da área saúde e que estão no enfretamento direto desta pandemia, participando ativamente das convocações realizadas pelo Ministério da Saúde, conforme PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020, vejamos:

PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Art. 1º Esta Portaria institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, com objetivo de proporcionar capacitação aos profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde para o enfrentamento da Convid-19.

  • 1º Para fins do disposto nesta Portaria, considera-se profissional da área de saúde aquele subordinado ao correspondente conselho de fiscalização das seguintes categorias profissionais:

XIV – técnicos em radiologia. (grifo nosso)

 

Nossos esforços para realização de exames de Raios X e tomografia computadorizada em pacientes acometidos pelo COVID-19, são de crucial importância para a conduta clínica do tratamento desta morbidade que vem assolando o mundo.

Repudiamos todas as formas de descaso e desrespeito para com os nossos profissionais, e a não inclusão é um ato impensado e desarrazoável.

Sendo assim, solicitamos a IMEDIATA correção deste grande equívoco incluído ao menos um profissional de cada turno, e o designando para atendimento nestas áreas restritas de COVID – 19, até que todos possam ser imunizados.

Convocamos os PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA, para que no caso da não disponibilização do imunizante a nenhum profissional das técnicas Radiológica no hospital a qual trabalham, favor nos informar da situação que daremos entrada com notificação ao Ministério Público e a Vigilância Sanitária.

TNR LUCIANO HENRIQUE XAVIER MONTEIRO

Diretor Presidente do CRTR 3ª. Região

 

ANTÔNIO CARLOS

Presidente SINDITRAUX

 

ISAIAS LOPES DE SOUZA

Presidente SINDICATO DOS TÉCNICOS E AUXILIARES EM RADIOLOGIA DE JUIZ DE FORA

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSAÚDE
Próximo artigoATENÇÃO