Um novo tempo que traz novas oportunidades

0
2596

No último dia 9 de fevereiro de 2019 foi fundada a Associação Brasileira de Dosimetristas (ABD) no 1º Encontro Brasileiro de Dosimetristas. Com sede em Barretos no estado de São Paulo, a Associação é composta por profissionais de distintas formações que atuam como Dosimetristas em serviços de Radioterapia.

Segundo os dados fornecidos pela ABD, atualmente são mais de 100 Dosimetristas no Brasil e estes estão distribuídos em diversas regiões, mas em maior concentração na região sul e sudeste.E o CRTR3 teve seu representante neste evento, a Drª. Profª Tecnóloga em Radiologia Luciana Batista Nogueira da comissão de educação (CORED-/MG).

Luciana nos trouxe um breve resumo do que virá através da Associação Brasileira de Dosimetristas (ABD). Segundo a Profª Luciana a Associação irá sugerir as funções a serem desempenhadas pelos dosimetristas nos serviços de radioterapia.  Também será   criada uma lista de associados para auxiliar as empresas na contratação de pessoal qualificado.

Quanto a formação reportou a Profª Luciana; que o associado poderá ser  Tecnólogo em Radiologia, Biomédico ou Físico. O que leva a ABD a caminhar junto aos conselhos de radiologia e biomedicina para melhor estruturar as funções dos dosimetrias, assegurando direitos e obrigatoriedades.

Associação Brasileira de Dosimetristas (ABD) contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Radioterapia e a Associação Brasileira de Físicos Médicos (ABFM), que veem a criação da associação com bons olhos pelo fato de garantias de qualificação e profissionalismo.

A ABD pretende no prazo de 2 anos aplicar uma prova para certificação dos dosimetristas, o que irá assegurar uma titulação aos profissionais. E para um bom funcionamento e garantias de execução dos trabalhos da associação será proposto uma anuidade a ser paga pelos associados.

São oportunidades, novos tempos sendo apresentados aos profissionais da radiologia. Horizonte que expande e traz consigo o crescimento da categoria e amplia a vertente do conhecimento. E junto dos profissionais da radiologia estamos nós do CRTR3. Se prepare, condicione, aperfeiçoe, pois, o futuro se nos mostra no hoje!